quarta-feira, 1 de junho de 2011

Punção lombar

O que é a punção lombar?

A punção lombar é um procedimento médico destinado a recolher líquido cefalorraquidiano para análise.
O líquido cefalorraquidiano (habitualmente chamado apenas LCR ou liquor) é um líquido que se encontra dentro do crânio e da coluna e no qual tanto o cérebro  como a medula espinhal estão mergulhados. O LCR tem como funções proteger o cérebro de agressões mecânicas, químicas e infecciosas, levar nutrientes e hormonas e eliminar produtos tóxicos.

Em que situações é preciso fazer uma punção lombar?

O estudo do LCR retirado durante uma punção lombar pode dar muita informação sobre as doenças que afectam o cérebro e a medula espinhal.
Nalgumas doenças, o estudo do LCR é a análise mais importante para ter a certeza do diagnóstico:
-meningites (infecções das meninges, muitas vezes por bactérias)
-encefalites (infecções do cérebro, geralmente por vírus)
-vasculites (inflamações dos vasos sanguíneos do cérebro)
-hemorragia subaracnoideia (quando um vaso sanguíneo rompe para dentro do local onde circula o LCR)


Noutras, os resultados das análises do LCR têm de se juntar a outros exames para fazer o diagnóstico:
-síndrome de Guillain-Barré (inflamação dos nervos que fazem mexer os braços e as pernas)
-esclerose múltipla
-sarcoidose


Noutras as análises do LCR podem ajudar a descobrir o diagnóstico. É o que acontece em alguns casos de suspeita de doença de Alzheimer, por exemplo.


Como se faz uma punção lombar?

Para fazer a punção lombar, o doente é deitado de lado e colocado enrolado sobre si mesmo (como o bebé dentro da barriga - posição fetal). Esta posição permite alargar os espaços entre as vértebras da coluna e facilitar o procedimento.

Em seguida a pele do fundo das costas é desinfectada e é colocada uma pequena quantidade de anestésico local para adormecer a pele e os músculos. Por vezes pode ser utilizada também uma pequena anestesia nas veias, para adormecer o paciente.
Depois o médico introduz uma pequena agulha que vai passar pelo espaço entre duas vértebras até chegar ao reservatório onde se acumula o LCR. Este reservatório situa-se no fundo da medula, pelo que não há o perigo de esta ser atingida.
Uma vez introduzida a agulha, é preciso deixar que o líquido saia naturalmente, gota a gota, para recipientes próprios, o que pode demorar alguns minutos. Durante esta fase, completamente indolor, é importante que o paciente permaneça calmo e sem se movimentar.
Após a recolha, o médico pedirá ao doente para respirar fundo, sendo então retirada cuidadosamente a agulha. Finalmente, é colocado um penso no local e o doente pode regressar ao domicílio.

Quais os riscos da punção lombar?


A punção lombar é um procedimento muito seguro, executado por médicos treinados e conhecedores. Contudo, como todas as intervenções médicas, têm alguns riscos, que deve conhecer.

A complicação mais frequente é dor de cabeça, que aparece nas primeiras horas após a punção e melhora bastante quando o doente se deita. Se tiver dor de cabeça, tente permanecer deitado. Beba muitos líquidos, especialmente com cafeína (chá, café, bebidas de cola). Tome medicação para as dores. Se a dor de cabeça durar 2 ou mais dias, ficar pior ou se acompanhar de vómitos ou febre, contacte o seu médico.

Complicações muito mais raras são:
- a formação de um pequeno hematoma no local da picada, que é reabsorvido com o tempo, mas pode dar dor no local durante uns dias. Se a dor persistir contacte o seu médico.
- o adormecimento transitório de uma perna durante alguns dias. Se sentir fraqueza ou o formigueiro persistir contacte o seu médico.
- uma infecção das meninges (meningite). Contacte o seu médico em caso de febre ou dor de cabeça que não melhora quando se deita.




Vou fazer uma punção lombar, como me devo preparar?

A preparação de uma punção lombar não exige cuidados especiais. Contudo, devem ser evitadas refeições abundantes 1h antes do procedimento e é aconselhável vestir roupa confortável que permita expôr facilmente a pele do fundo das costas.
Doentes que estão a fazer medicamentos anticoagulantes (que exigem controlo periódico do sangue) devem avisar o médico e necessitarão provavelmente de os suspender uns dias antes.
Avise também o seu médico se souver que tem qualquer problema da coagulação, se sangrar ou fizer nódoas negras com facilidade ou se tiver plaquetas baixas.
Por uma questão de comodidade, deve também esvaziar a bexiga antes de fazer a punção lombar.
Finalmente, e porque após a recolha pode sentir-se um pouco tonto, nunca deve ir sozinho fazer a punção lombar. Leve sempre alguém que o possa acompanhar no regresso a casa.

O que devo fazer depois da punção lombar?

Depois da punção lombar pode regressar a casa, com a sua companhia. Ao chegar a casa deve permanecer deitado ou em repouso, conforme instruído pelo seu médico.
Beba muita água, chá e outros líquidos.
Se gostar, tome café ou bebidas com cafeína (colas, iced tea, etc).
Se sentir dor de cabeça, tente permanecer deitado e tome medicação para as dores, conforme combinado pelo seu médico.
No dia seguinte pode retomar a sua actividade. Se ainda sentir dor de cabeça ligeira, tome alguma medicação. Se for necessário, tente permanecer deitado.

Quanto tempo demora o resultado?

Dependendo dos exames pedidos, o resultado de uma punção lombar pode demorar entre algumas horas (em situação de urgência) e várias semanas (na maioria das doenças do ambulatório).

43 comentários:

  1. vou fazer uma punção lombar amanhã as 8hs da manhã e retorno aqui para comentar como foi o procedimento antes,durante e depois com detalhes úteis aos interessados.

    ResponderEliminar
  2. oi qual medico faz esta punção lombar tenho muitas dores no corpo, peito, estomago, pescoço, costas, arrotos, dores na parte frontal e olhos, dores no pescoço, o que fazer, testerona baixo, candidiase que não sara mais de um ano, tudo incha...ja fiz tomografia, endoscopia achado so gastrite e uma bacteria ja tratado por antibioticos, tem exame para confirmar se tem uma infecção no corpo...que ta dando agora dores na cabeça..

    ResponderEliminar
  3. Entao vou voltar ao medico, pq ja tem 3 dias que fiz e a dor nao passa. Terrivel, nao desejo pra o meu pior inimigo. Nao quero causar panico em ninguem, cada caso eh um caso, mas minha dor de cabeca pos puncao eh terrivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horrível, nunca mais faço. Dor de cabeça interminável, Dor nos ossos(coluna e costelas) e até vómito...

      Eliminar
    2. Cláudio Chagas em quanto tempo você conseguiu se recuperar desta dor interminável?
      Fiz o exame há 4 dias e só fico bem quando estou deitado. Volto a trabalhar amanha estou muito preocupado.

      Eliminar
    3. Fiz ontem e estou mesmo mal... a cabeça vai arrebentar

      Eliminar
    4. Fiz está punção na terça dia 13 de outubro, hj é dia 17 de outubro e tenho MTA dor de cabeça... Essa dor não passa... To fazendo repouso ... De td e nada.

      Eliminar
    5. Fiz está punção na terça dia 13 de outubro, hj é dia 17 de outubro e tenho MTA dor de cabeça... Essa dor não passa... To fazendo repouso ... De td e nada.

      Eliminar
  4. minha filha esta perdendo a visão e o oftal mandou que fosse para um neurologista para fazer uma punção lombar, para retirar o liquido que esta no cerebro. minha pergunta é ; punção é pra retirar o liquido e ela ter uma melhora ? ou é para diagnosticar o que é esse liquido ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O líquido é retirado para análise e só então saberá o que está acontecendo.

      Eliminar
    2. sua filha não vai melhorar com a punção. O resultado da punção é que permitirá um diagnostico da doença que a está afetando. Casos de perda visual estão muitas vezes associados à Doença de Devic ou Esclerose Múltipla.

      Eliminar
  5. Fiz esse procedimento há 19 dias e ainda sofro com fortes dores de cabeça. Cheguei a ser internada, tomei muito soro e fiquei imóvel por dias. A dor melhorou mas não passou completamente.
    Estou tomando remédio para dor de cabeça, de seis em seis horas, e semana que vem retorno ao médico.
    Infelizmente não consegui ainda retormar o rítmo da vida porque não dá pra me concentrar bem com dor de cabeça. Sinto pontadas, segundo a sgundo. uma tontura sem fim.

    ResponderEliminar
  6. Fiz punção lombar a 28/1 ,graças a Deus não tive qualquer tipo de complicação ,mas também fiz o que me mandaram fiquei 24h em repouso só me punha a pé para ir ao wc. Aquando da punção hidratei-me bem , foi-me colocado soro correndo 1ooocc e bebi cerca de 1litro de água .Partilho aqui o meu testemunho para que fique registado uma experiência positiva pois só vejo comentários pela negativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso q estou com mto medo de fazer esse exame ;( , mas eu tenho fé que vai dar tudo certo e vou fazer tudo certinho .

      Eliminar
    2. Minha filha de 9 anos fez e não sentiu nenhum efeito pós exame graças a Deus.

      Eliminar
    3. A maioria só fala que é ruim porque está passando mal e veio buscar coisas na internet, dizendo que está mal aqui. No entanto, quase certo os sintomas já existiam antes, não tem a ver com o exame. O exame foi feito para encontrar o problema, não é o causador do problema.

      Eliminar
    4. Desculpe Jaldomir, mas os sintomas não existiam antes, estou há 3 dias com uma terrível dor de cabeça que só passa se eu me deito e certamente eu saberia se tivesse tido essa dor antes.

      Eliminar
  7. No dia seguinte após a punção tive uma dor de cabeça e na nuca terríves!! É de fazer chorar, parece que vai deixar a gente doido. Fui pro hospital e me deram 2 litros de soro, dipirona e outra medicacao de nome estranho. Retornei pra casa e ca estou, passar o feriado e o restante da semana toda de cama, sem levantar a cabeça e com dieta leve. Meu rendimento na faculdade foi a zero, os colegas e amigos faziam gozações pq esquecia de nomes, coisas que comia e falava, ate os botoes do controle remoto eu confundia. Achei que estava louco! Agora, vamos aguardar os resultados.

    ResponderEliminar
  8. O meu filho teve um a queda com a cabeça, depois de fazer um exame lombar, passado tres dias...será grave?

    ResponderEliminar
  9. Fiz uma punçao há trÊs dias. No primeiro dia repousei e tomei bastante líquido. Tive um pouco de dor nas costas e de cabeça, mas nada demais, e passava assim que eu deitava novamente. No segundo dia a dr de cabeça estava bem leve, e nas costas tinha praticamente passado. Aí saí e fui fazer algumas coisas, peguei onibus e caminhei um pouco. Depois disso senti dores muito fortes na coluna, e hoje, no terceiro dia, uma dor de cabeça bem forte. Então, o repouso é de fato muito importante. Acredito que se tivesse repousado o segundo dia também, não estaria tão ruim hoje. Levem à sério a recomendação de repouso, é o que posso dizer....

    ResponderEliminar
  10. Fiz esse exame e foi muito tranquilo, tanto pra fazer o exame quanto a pós punção, é só seguir as orientações médicas obedecendo o repouso de no mínimo 12 horas, tomar muito líquido, chás, café e água que tudo dará certo, eu não tive nenhuma dor, pra quem necessita fazer esse exame, não tenham medo

    ResponderEliminar
  11. Fiz o procedimento dia 17.09 quinta-feira, ás 07:30 da manhã, e desde então passei a sentir uma dor de cabeça forte e muito perturbadora, passei a sexta e o sábado durante a manhã em repouso, porem a dor persistia, resolvi caminhar para ver se me sentia melhor e não aguentei mais que 20 minutos caminhando, tive fortes tonturas e vomito, voltei e passei o restante do sábado de cama, hoje já é domingo, a dor no corpo (pescoço, lombar, tórax e coluna) melhoraram um pouco, entretanto a dor de cabeça segue forte. Amanha volto a trabalhar e está dor só tranquiliza quando estou imóvel e deitado. Estou muito preocupado, ás vezes acho que vou ficar eternamente assim. Tomei Dorflex, Lisador, entre outros relaxantes muscular, mas a dor de cabeça não passa.

    Nunca mais quero fazer este exame, a técnica em si não dói absolutamente nada, mas o pós é muito doloroso e traumático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, fiz ontem a punção . E ninguem me disse que teria de fazer repouso... no entanto hoje seria impossivel fazer o que quer que fosse... Estou com umas dores terriveis de cabeça que so melhora mas pouco, estando deitada, Ja estou muito preocupada com tudo o que li aqui,,,

      Eliminar
    2. Bom dia, fiz ontem a punção . E ninguem me disse que teria de fazer repouso... no entanto hoje seria impossivel fazer o que quer que fosse... Estou com umas dores terriveis de cabeça que so melhora mas pouco, estando deitada, Ja estou muito preocupada com tudo o que li aqui,,,

      Eliminar
    3. Bom dia, fiz ontem a punção . E ninguem me disse que teria de fazer repouso... no entanto hoje seria impossivel fazer o que quer que fosse... Estou com umas dores terriveis de cabeça que so melhora mas pouco, estando deitada, Ja estou muito preocupada com tudo o que li aqui,,,

      Eliminar
    4. Bom dia, fiz ontem a punção . E ninguem me disse que teria de fazer repouso... no entanto hoje seria impossivel fazer o que quer que fosse... Estou com umas dores terriveis de cabeça que so melhora mas pouco, estando deitada, Ja estou muito preocupada com tudo o que li aqui,,,

      Eliminar
  12. Minha experiencia com a cefaleia não foi nada boa...
    Tive que realizar punção lombar duas vezes. Achei que não ia me livrar dessa dor nunca. A minha dica é beba muita água e permaneça deitado haja o que houver rs

    ResponderEliminar
  13. Quantos dias você permaneceu com as dores de cabeça?
    Faço uma semana amanhã e já não suporto mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz ontem e ja dei conta do martirio que vou passar

      Eliminar
  14. No dia seguinte da realização do procedimento, pode ingerir bebida alcoólica (cerveja)???

    ResponderEliminar
  15. Fiz o exame há 6 dias, durante o exame senti uma dor insuportável nas pernas, e o médico errou a agulha 3 vezes. Desde então sinto dor insuportável quando levanto perco a visão e dói o quadril e pernas. Por que será?

    ResponderEliminar
  16. Fiz o exame ontem(13/11) foi tdo muito tranquilo. Cheguei no laboratório meu exame era as 9hs, fiz o cadastro convencional, entrei numa sala com meu acompanhante que pode ficar ao meu lado o tempo todo, foi me explicado todo procedimento antes, que seria como se fosse tirar sangue a picada, q eu ficaria alguns minutos na posição fetal para retirada do liquido, que depois eu deveria fazer repouso absoluto deitada de lado por 24hs um pouco mais, para NÃO DAR A DOR DE CABEÇA e que depois eu iria me sentir um pouco enjoada e com tontura, o dr e a assistente ficaram conversando comigo o tempo todo, não sei precisar o tempo certo do exame mas uns 15 min.mais ou menos da hora q entrei na sala ate o final de tdo, realmente a picada é como a da retirada de sangue,vim pra casa deitada no banco de trás do carro, cheguei em casa e fiz o repouso ABSOLUTO,só levantei pra tomar banho e ir ao banheiro, senti um pouco de enjoo e tontura. Dia seguinte acordei bem sem dor de cabeça ou enjoo. ENTÃO PARA QUEM IRA FAZER O EXAME FIQUE TRANQUILA(O) O SEGREDO PÓS EXAME É O REPOUSO ABSOLUTO.
    espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  17. Eu fiz esse exame ontem. Achei q fosse besteira essa coisa da dor de cabeça.
    Não costumo ter dor de cabeça, mas essa é bizarra, vem como porradas em várias partes do cérebro e da medula. Mas ficar deitado e levantar por poucos minutos com movimentos suaves tem me deixado tranquilo. Sentar parece ser pior que ficar em pé!

    Fico imaginando a anatomia da coisa e dá pra sentir que o cérebro está mais móvel, como se a hipotenção do liquor provocasse consequente redução de sua função de amortecedor... Consigo até sentir o líquido perdendo pressão quando estou em pé.

    O procedimento em si foi tranquilo, só senti a picada da micro agulha da anestesia. No entanto só depois fui me dar conta do quão invasivo ele é.
    Me arrependo. Se eu soubesse do quanto era eu exigiria outros meios diagnósticos, só o farei novamente se não houver opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz o procedimento na segunda, e hoje quinta, contínuo sem conseguir ficar muito tempo em pé. A cefaléia ortostática está de matar. No entanto estou melhorando, consigo permanecer cada vez mais tempo em pé até a dor de cabeça voltar.
      Acho q dei azar e não fui instruído adequadamente. Mas enfim, faz parte! O jeito é deitar quando a dor vem, tomar analgésico e esperar.

      Eliminar
  18. Bom dia! Fiz meu exame ontem do liquor mas o médico não pulsou na coluna e sim no meu pescoço, pois estou com papiledema e no começo estava/estou com suspeita que a pressão intracraniana estava alta então não pode ser na coluna... Eu estava com muito meeeeedo, mas na hora eu Não senti dor nenhuma, foi super tranquilo e hoje continuo sem sentir dor de cabeça e OBS. Antes de fzr o exame estava com muita dor de cabeça, na hora que pulsou aliviou....

    ResponderEliminar
  19. boas. tambem fiz 1 punçao lombar no dia 14 e espero nunca mais! primeiro tiveram k me injetar 2x com agulhas diferentes pk a 1 era muito fina e acabou por dobrar, dps qd acabou o exame de meia hora tava td bem so tinha dor no local. vim para casa passadas 4h bebi 2L e meio de agua for a os chas o leite e o sumo, dia 15 a mesma coisa pois as dores nas costas n pasavam.
    hoje dia e quarta feira n posso com a minha cabeça, sempre k me levanto parece k vai exploder...
    espero k esteja td bem e k isto seja normal logo vou ligar a medica pra me informar melhor.

    ResponderEliminar
  20. O meu marido também fez esse exame ( fora de Portugal) e há três meses que continua com dores de cabeça e nas costas, mas mais suaves. Não lhe disseram que devia descansar, após o exame. Lemos muito sobre o assunto na internet e a parte boa é que aparentemente não é crónico. O caso mais demorado que encontramos foi vinte e quatro meses. É mau, mas melhor que crónico.

    ResponderEliminar