terça-feira, 27 de outubro de 2009

Neurolupus

O lupus eritematoso sistémico é uma doença autoimune (portanto em que o nosso sistema imune ataca partes do nosso corpo) de causa desconhecida, que atinge sobretudo mulheres em idade jovem. Nesta doença existe produção de anticorpos contra diversas moléculas (proteínas e mesmo DNA) que são muito comuns em muitos tipos de células. Por isso o lupus atinge vários orgãos, de um modo generalizado (daí o nome de sistémico), entre os quais a pele, as articulações, os rins, os pulmões e, em alguns doentes, o sistema nervoso.

O neurolupus, como é conhecida esta última forma de doença, manifesta-se por dores de cabeça, alterações psiquiátricas (a depressão é muito comum), AVCs ("tromboses cerebrais") e mesmo crises epilépticas.

O diagnóstico de lupus é feito com base no quadro clínico característico e na detecção (e na quantidade) de anticorpos característicos (por exemplo, anti-nucleares). Já o diagnóstico de neurolupus assenta, num doente com lupus, na apresentação clínica e nos exames de imagem (Ressonância Magnética Nuclear).

Como quase todas as doenças mediadas por anticorpos, também o lupus é tratado com medicamentos imunossupressores. Os mais comuns no tratamento do neurolupus são os corticosteróides (cortisona), embora se utilizem muitos outros, como a azatioprina, a ciclosporina ou o micofenolato mofetil.

1 comentário:

  1. Ola! Tenhoa 43 anos e faço tratamento de Lupus. Ha uns meses tenho tido ataques epleticos e mtas dores de cabeça. O medico pediu um eletro q deu normal e a Ressonancia deu Presença de focos espasos de hipersinal nas sequencias T2 e Flair distribuidos pelos centros semi-ovaos bilateralmente, de carater não expansivo;podendo corresponder a pequenos ficis isolados de gliose, sendo tbem frequentemente encontrzados em pacientes com acometidos por migranea. To apavorada e gostaria de obter informaçoes do q é isso. Desde ja agradeço. Nirian

    ResponderEliminar