sábado, 26 de setembro de 2009

Acetato de glatirâmero

O acetato de glatirâmero (Copaxone(R)) é uma mistura de várias pequenas proteínas (octapéptidos) cuja composição é semelhante à de algumas proteínas da mielina, que são alvo do ataque do sistema imune. Este medicamente tem, aos olhos do sistema imunitário, um "aspecto" semelhante ao da mielina, mas faltam-lhe outros mecanismos de activação das células imunes, normalmente presentes nas lesões. Deste modo, é capaz de moderar a resposta de ataque daquelas células, ensinando-as a reconhecer aquele material (e o material semelhante) como "amigo".

O acetato de glatirâmero é um medicamento injectável, administrado por via subcutânea (por baixo da pele, como a insulina) diariamente. Estudos controlados contra placebo (medicamento sem princípio activo) mostraram que o tratamento com acetato glatirâmero nas formas de esclerose múltipla com surtos reduzia em média, no grupo de doentes tratados, o número de surtos por ano em cerca de 30%, sendo considerado por isso de eficácia semelhante aos interferões.

É um medicamento seguro, cujos principais inconvenientes são reacções no local da injecção, nomeadamente a formação de nódulos duros e dolorosos ou, mais raramente, pequenas úlceras (feridas) na pele. Por vezes, também pode causar sensações incomodativas de palpitações e aperto torácico.

Sem comentários:

Enviar um comentário